O Vaticano se prepara para o segundo Consistório extraordinário convocado pelo Papa Leão XIV, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho. O evento reunirá cardeais de todo o mundo para discutir, refletir e aprofundar temas sobre a atualidade da Igreja e do mundo.
Os trabalhos serão realizados na Sala Paulo VI e na Nova Sala do Sínodo, seguindo uma metodologia “sinodal”. Os cardeais serão divididos em 20 grupos e trabalharão em quatro sessões dedicadas a temas específicos. A Santa Sé pediu aos participantes que mantenham “confidencialidade” sobre os debates para preservar um clima de diálogo fraterno.
A primeira sessão, na manhã do dia 26, terá como pergunta central: “Em que mundo somos chamados a anunciar o Evangelho?”. O cardeal Grzegorz Ryś, arcebispo metropolitano de Cracóvia, fará uma meditação bíblica sobre o tema. Em seguida, os grupos discutirão questões sobre os sofrimentos e tensões que afetam os povos e as comunidades eclesiais.
Na tarde do mesmo dia, a segunda sessão abordará “A cultura do poder e a civilização do amor”. O cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, fará a introdução baseada no capítulo V da encíclica do Papa Leão XIII, “Magnifica humanitas”.
No sábado, 27 de junho, a terceira sessão terá como tema “Construir no bem: os canteiros do nosso tempo”. O cardeal Stephen Brislin, arcebispo metropolitano de Joanesburgo, apresentará o tema. Os grupos discutirão as divisões que dificultam a construção do bem comum e as expectativas das pessoas que a Igreja precisa ouvir.
A quarta e última sessão, na parte da tarde, será dedicada ao tema “O caminho de implementação do Sínodo”. O cardeal Mario Grech, secretário do Sínodo, fará a introdução com base no documento “Rumo às Assembleias Sinodais 2027-2028”. O Consistório será encerrado com um jantar com o Papa.
Este é o segundo Consistório convocado por Leão XIV. O primeiro ocorreu em janeiro passado e reuniu 170 cardeais eleitores e não eleitores. Na ocasião, o Pontífice afirmou sentir a necessidade de contar com os membros do Colégio Cardinalício. Ao final daquele encontro, o Papa anunciou a reunião de junho, que ocorre próxima à solenidade dos Santos Pedro e Paulo.
