O ministro da Fazenda, Dario Durigan, participou nesta quarta-feira, 24, da abertura do Fórum de Finanças Verdes Brasil-China em Xangai. Durante o evento, ele também discursou no lançamento da cooperação para conectividade dos mercados de capitais entre os dois países.
Após o fórum, Durigan fez uma visita institucional ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Na ocasião, ele se reuniu com a ex-presidente Dilma Rousseff, que comanda a instituição financeira de fomento.
A viagem do ministro à China tem como objetivo avançar nas negociações do Plano de Bonds do Tesouro Nacional. Outra finalidade da visita é divulgar os leilões do programa Eco Invest.
O governo brasileiro informou que a ideia foi usar a visita bilateral de Durigan ao país asiático para aumentar a efetividade de viagens que já estavam programadas. Essas viagens incluem as equipes do Eco Invest, do Tesouro Nacional e do grupo que negocia o plano de bonds.
O governo brasileiro trabalha com a possibilidade de fazer novas emissões de títulos na Ásia, incluindo a China. A medida faz parte da estratégia de diversificar as captações fora do dólar.
O próprio ministro da Fazenda afirmou na Câmara dos Deputados que o plano é usar a construção de relações com países asiáticos para acessar esses mercados. Ele citou China, Japão, Vietnã e Índia como exemplos.
“Estamos prevendo fazer emissão de título na China, na Ásia também, aproveitando a boa relação com o Japão, Vietnã, China, Índia, que temos construído”, disse Durigan.
