Professor Tic»Notícias»Águas de Oxalá retoma lavagens e oficinas em Samambaia

Águas de Oxalá retoma lavagens e oficinas em Samambaia

Águas de Oxalá retoma lavagens e oficinas em Samambaia

O projeto Águas de Oxalá começou sua segunda edição e encerra o ciclo no sábado (27), na Associação Papo de Mãe, em Samambaia. O evento final terá a tradicional Lavagem Cultural e o Festival de Acarajé. Antes disso, a iniciativa passou pelo Complexo Cultural de Samambaia, pela Chácara do Pai Jorge, no Pôr do Sol, e pelo Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante.

Idealizado e conduzido por Mãe Francys Baiana do Acarajé, também chamada de Doné Francys de Oyá, o projeto reúne a comunidade em torno de rituais de lavagem e de ações formativas abertas à participação popular. As oficinas têm duração de 20 horas e turmas de 20 pessoas. Elas abordam o significado, a história, as indumentárias, a musicalidade e a culinária ligadas à tradição. As inscrições são feitas diretamente com Mãe Francys, pelo telefone (61) 99560-1695.

Além das atividades culturais e religiosas, o Águas de Oxalá se apresenta como uma ação de resistência e diálogo diante de episódios de intolerância religiosa no país. O projeto destaca as culturas de matriz africana como parte da formação social e cultural do Brasil e reforça o combate ao racismo religioso.

Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), a iniciativa conta com o apoio do poder público. O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Fernando Modesto, afirmou que o fomento a projetos como este cumpre um dever constitucional de salvaguarda da memória e do patrimônio imaterial do Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasília.

Sobre o autor: Coordenacao Editorial

Equipe que atua de forma conjunta na redação e edição de textos para tornar conteúdos interessantes e acessíveis.

Ver todos os posts →