Existe uma grande variedade de aplicações de software livre dedicadas a facilitar ao professor de Matemática a introdução de tecnologias de informação e comunicação nas suas tarefas docentes. Algumas delas são bastante amplas e completas, mas também complexas.
As aplicações que se sugerem podem ser utilizadas em diferentes graus de ensino, em especial nos 3º ciclo e secundário, abrangendo, em grande medida, os conteúdos dos currículos. Por outro lado, pela sua simplicidade, podem também ser instaladas pelos alunos nos seus computadores para poderem trabalhar em casa e assim executarem os seus exercícios.

DMaths

O DMATHS é uma extensão do pacote gratuito OpenOffice.org para a inserção de fórmulas em documentos.
Qualquer tarefa que requeira a utilização de fórmulas, gráficos ou diagramas em matérias como matemática, estatística ou física pode utilizar esta aplicação, que se integra no processador de texto Writer do OpenOffice, como uma barra de ferramentas.

Ligação: http://www.dmaths.org/

Geogebra

Geogebra é uma aplicação que permite trabalhar com geometria dinâmica, álgebra e cálculo utilizando o computador. O seu objetivo é ser uma alternativa para a docência da geometria, álgebra, etc. de forma integrada, dinâmica e atrativa para os estudantes.
Esta aplicação de software livre foi criada por Markus Hohenwarter, do departamento de Didáctica da Matemática da Universidade de Salzburgo.

Ligação: http://www.geogebra.org

gMatESO

gMatESO é uma aplicação de facílima instalação, configuração e uso. É, sem dúvida, uma ferramenta que o professor pode utilizar nas suas aulas como complemento às suas explicações e os alunos podem comprovar se os resultados dos seus cálculos naturais e frações são corretos.
Em termos genéricos, o gMatESO consiste numa coleção de fichas de matemática muito úteis paora os alunos desde o último ano do 1º ciclo e até alguns níveis do secundário.
Diferencia-se das outras aplicações pelo detalhe que fornece dos passos a seguir até conseguir solucionar um exercício.
Há que ter em conta, no entanto, que embora possa ser utilizado como calculadora, o seu objetivo é didático e não deve ser considerado como um programa de cálculo científico.

Ligação: http://lubrin.org/gmateso/

Pyromaths

Pyromaths é um programa que permite criar exercícios matemáticos ou exames e a sua correspondente solução. De destacar que a correção proporcionada não diz apenas respeito aos resultados finais mas é muito completa, indicando todos os passos intermédios.
Pode ser utilizado tanto por professores como por alunos, já que disponibiliza a solução detalhada de cada exercício.
De origem francesa, esta aplicação está preparada para os diferentes níveis do sistema educativo francês, o que não impede a sua utilização noutros sistemas, desde que os professores façam as devidas adaptações curriculares.
Esta ferramenta, com versões windows e Mac OS, pode também ser utilizada online.

Ligação: http://www.pyromaths.org/enligne/

Marcado como: