É vasto o número de ferramentas disponíveis para manipular imagens em movimento, em especial os vídeos. Tendo como referência principal os vídeos do Youtube, omnipresente quando se fala nestas coisas, há ferramentas que, além de nos permitirem facilmente capturar esses vídeos, dão a possibilidade de os manipular, cortando partes que nos interessam, excluindo outras.
Outra área interessante é a produção de vídeo-tutoriais onde podemos incluir vários tipos de imagens, paradas ou em movimento. Sugerimos um conjunto de 10 ferramentas que cumprem bem essa função de uma forma simples. Dependendo do objetivo que pretedemos alcançar, uma ou outra permite-nos capturar vídeos, captar a atividade do ecrã, inserir legendas, textos ou imagens.
Algums delas só funcionam online outras será preciso descarregar o programa para o nosso computador. Quase todas elas permitem a gravação do resultado final em diferentes formatos, dependendo da utilização que lhes queremos dar.

1 — Splicd

Splicd
No Splicd, é possível cortar vídeos do Youtube e partilhar os fragmentos selecionados.

2 — Screencast-o-Matic

Screencast o matic
Com programa Screencast-o-Matic, gravamos um vídeo com tudo o que acontece no nosso ecrã, de forma a poder ser utilizado posteriormente em tutoriais, por exemplo. O vídeo realizado pode ser guardado na própria web ou em formato Quicktime.

3 — Overstream

Overstream
Overstream é uma ferramenta para colocar subtítulos nos vídeos online.

4 — Extract YouTube

Extractyoutube

O Extract YouTube é uma ferramenta que permite extrair e descarregar vídeos do Youtube em formato flv.

5 — Shiki

Shiki
Shiki é uma ferramenta gratuita que permite a descarga de vídeos da internet e a sua conversão em diferentes formatos (MP3, MP4, AVI, WMV…).

6 — ConvertmyTube

Convertmytube
ConvertmyTube é um conversor gratuito, online, de vídeos do Youtube para outros formatos, a fim de os guardar em diferentes dispositivos, PC, tablet, iPod, Play Station, etc.

7 — Vixy

Vixy
Vixy é um programa, de descarga gratuita, que desempenha s mesmas funções da ferramenta anterior, que permite manipular e guardar vídeos em diferentes formatos.

8 — Zentation

Zentation
Zentation é uma ferramenta online que permite combinar e sincronizar vídeos com apresentações.

9 — Wink

Wink
Wink é um programa gratuito, especialmente pensado para a criação de vídeo-tutoriais. Permite capturar a atividade do ecrã do computador ou utilizar imagens em diversos formatos, juntar títulos, textos explicativos, botões, símbolos, etc. Permite vários formatos de saída.

10 — Jing

Jing
Jing é um programa, gratuito, de captura de atividade do ecrã, apropriado para o desenvolvimento de tutoriais. Cria imagens e vídeos do que visualizamos no ecrã, permitindo a sua partilha em vários formatos e edição com outros programas mais sofisticados, e pagos, como o seu irmão Camtasia.

Marcado como: