Muitas vezes temos necessidade de indicar uma localização, estudar e sinalizar um caminho ou uma estrada, calcular e marcar distâncias, geolocalizar pontos geográficos lugares de interesse, monumentos ou elementos paisagísticos, conhecer dados históricos de uma determinada zona, explorar o planeta ou passear pelas cidades mais importantes do mundo. Para isso temos à nossa disposição uma oferta de serviços avançados, entre os em que se destaca o Google Maps.

Como alternativa e mais ou menos dentro do mesmo princípio poderemos explorar as ofertas da Microsoft com o seu Bing Maps ou o Open Streets.

O que lhe sugerimos a seguir vai para além desses gigantes dos mapas geográficos. São ferramentas que disponibilizam capacidades de aproveitamento dos dados cartográficos disponíveis online.

1- Old Maps Online

Este portal é muito simples de usar e permite localizar mapas históricos em bibliotecas de todo o mundo.
O utilizador, navegando através de um atlas interativo, pode pesquisar mapas históricos digitais online disponíveis em numerosas coleções. A ferramenta permite fazer diferentes tipos de buscas geográficas: escrever o nome de um lugar, clicar na janela do mapa para aproximarmo-nos do lugar que nos interessa ou restringirmo-nos a uma data. Os resultados da busca disponibilizam uma ligação direta à imagem do mapa na página web da instituiçao anfitreã que o partilha.
Mais informação: Old Maps Online

2- David Rumsey Map Collection

A coleção de mapas David Rumsey Map Collection põe à disposição dos utilizadores uma enorme base de dados de mapas antigos. Atualemnte estão acessíveis mais de 27 mil mapas de todo o mundo e variedade de caraterísticas correspondentes aos séculos XVIII, XIX e XXm incluindo também eemplates mais antigos. ordenados por categrias, podemos encontrar atlas, planisférios, mapas escolates cartas marítimas, plantas de ciddes, mapas astronómicos, entre outros. Todo o material é gratuito e de acesso livre.
Mais informação: David Rumsey Map Collection

3- Sketchmap

Sketchmap, ferramenta gratuita para a criação de todo o tipo de planificações de forma simples sem necessidade de qualquer conhecimentos de programação, assenta nos mapas Google. O seu uso é gratuito, nem exige qualquer registo.
A única coisa que devemos fazer é selecionar a zona do mapa onde desejamos trabalhar para depois ir marcando os traços das rotas, marrcadores e outros elementos até que completemos o nosso mapa.
Para finalizar podemos partilhar o mapa criado na internet, num site ou nas rees sociais, ou criar um ficheiro pdf para guardar.
Mais informação: Sketchmap.co.uk

4- Scribble Maps

Com certeza, mais do que uma vez tivemos que utilizar papel e lápis para desenhar um croquis de um mapa, tentando indicar a outra pessoa a localização de um lugar concreto, criar um mapa do nossa localidade, aldeia, rua ou bairro. Como os tempos mudaram, podemos substituir esses rabiscos imprecisos por um mapa do Google Maps, personalisando-o com todas as indicações que queremos.
Scribble Maps é uma plataforma, de uso gratuito, com a qual podemos criar mapas personalizados, assinalando um trajeto ou uma rota, que também pode ser utilizada para geolocalizar lugares concretos, referenciar no mapa uma série de localizações ou criar mapas personalizados de uma zona determinada.
O mapa criado nesta plataforma permite a inclusão de formas, linhas, círculos, quadrados, marcadores, imagens, textos e outros elementos.
Uma vez finalizado, podemos guardá-lo domo imagem jpg, embeber num blogue, enviar por email ou partilhar nas redes sociais.
Mias informação: Scribble Maps

5- Build-A-Map

Build-A-Map é uma ferramenta que nos permite criar um mapa interativo como se estivéssemos a jogar um jogo de crianças. A versão gratuita permite-nos criar 3 mapas visualmente ricos, onde podemos inserir e editar elementos, como marcadores, capas, círculos, linhas, rotas, polígonos, etc. O mapa é guardado nos servidores da aplicação, mas é-nos disponibilizado o código para inserção num bloque, por exemplo.
Mais informação: Build-A-Map

6- Tizomat

Tizomat é um mapa interativo para conhecer a hora em qualquer região do mundo.
Aplicação gratuita ,incorpora um veloz e eficaz pesquisador quer permite conhecer a hora exata em qualquer região habitável do planeta. Tudo o que devemos fazer é introduzir a localização geográfica da cidade ou povoação de que nos interessa obter a informação horária.
Tizomat encarrega-se de geolocalizar a direção no mapa e mostra-nos a data e a hora atual do local referido. Também disponibiliza o endereço web da zona horária dessa localidade para partilhar nas redes sociais ou por correio eletrónico.
Mais informação: Tizomat

7- Live Earthquake Mashup

Live Earthquake Mashup é uma ferramenta que nos permite seguir, em tempo quase real, a atividade sísmica undial. Tal como indica o seu próprio nome, trata-se de um “mashup” (página web ou aplicação que usa e combina dados, apresentações e funcionalidades provenientes de uma ou mais fontes) do Google Maps que se encarrega de geolocalizar os diferentes pontos do planeta onde se produzem esses fenómenos.
Podemos clicar em qualquer dos sinalizadores para conhecer a intensidade do sismo e a sua localização e data.
O Live Earthquake Mashup incorpora também uma linha do tempo, na sua parte superior, que nos oferece informação sobre os movimentos sísmicos ocorridos durante os últimos sete dias.
Mais informação: Live Earthquake Mashup

 8- Wikiloc, trilhas do mundo

Wikiloc é umaferramenta que nos permite descobrir, publicar, partilhar e descarregar rotas e pontos de interesse GPS de qualquer lugar do planeta de forma fácil e rápida.
Esta ferramenta permite, entre outras coisas, encontrar locais, caminhos, estradas próximos do nosso local de residência, mas também províncias, municípios ou lugares conhecidos em todo o mundo, assim como informação geográfica mais pormenorizada como os perfis de altitude, desníveis, distâncias, etc.

Mais informação: Wikiloc

Marcado como: