Reconhecida a importância do trabalho colaborativo na elevação dos níveis de sucesso educativo, muitas vezes a dificuldade está em encontrar as ferramentas certas para que a vontade se possa concretizar de uma forma simples, prática, rápida e eficiente. Procurando dar resposta a esta questão, propomos oito ferramentas que, utilizadas de forma isolada ou em conjunto, dependendo dos recursos técnicos disponíveis, podem ser um contributo importante na criação de melhores condições para a implementação de práticas educativas onde o trabalho colaborativo seja mais constante e gratificante.

 

Sliderocket

 

para criar apresentações online que podem incluir texto, imagens, animações flash …. Uma ferramenta muito interessante para a apresentação de trabalhos ao público.

 

Nota

 

para criar de forma colaborativa diapositivos, murais ou páginas, nas quais se podem incluir elementos multimédia. É uma aplicação bastante adequada para trabalhar em sala, já que permite o trabalho simultâneo de vários utilizadores, reforçando desta forma o trabalho em equipa.

Batalugu


para a criação de contos virtuais. Permite a inclusão de texto, imagens – que podem ser próprias ou as disponibilizadas pelo próprio site, fundos, personagens,… que se pode personalizar a gosto. É uma fantástica ferramenta para que os alunos nos surpreendam com a sua criatividade.

 

Tildee

 

para elaborar tutoriais de uma forma simples e prática. O tutorial é criado em vários passos, podendo incluir cada um deles imagens, texto, vídeos, ligações, etc, e, naturalmente, a possibilidade de, uma vez criado, ser partilhado.

Woices


para trabalhar com áudios de formas diferentes. Os trabalhos criados publicam-se num reprodutor que pode ser inserido num blogue ou compartilhado nas redes sociais.

Creately


é uma ferramenta para a criação de mapas conceptuais e esquemas de forma colaborativa. Os resultados podem ser partilhados através de uma página web ou através de da criação de um documento pdf.

Memplai


permite a edição de vídeo online de forma colaborativa.

Dipity


para criar linhas do tempo e frisos cronológicos em que se pode incluir texto, imagens, vídeos, ligações e cujo resultado final pode ser partilhado nas redes sociais ou embebidas nas páginas de um blogue. São evidentes as suas grandes possibilidades educativas.

Marcado como: