Nem tudo o que a Microsoft tem é pago a peso de ouro. O gigante da informática disponibiliza gratuitamente uma série de ferramentas que poderão ser úteis, em particular aos professores. Aqui vai uma lista de cinco que poderão ser úteis em vários domínios.

1 — Learning Content Development System

O Learning Content Development System (LCDS) é uma plataforma que permite ao utilizador inventar cursos online. Para uma boa ideia, a plataforma permite criar lições e desenvolver tarefas, não apenas para o ensino presencial mas também para o ensino à distância (e-learning).

2 — Truespace

O Truespace é um programa que fornece todas as ferramentas necessárias para a criação de modelos em 3D. Uma boa opção, se tivermos em conta que este programa já esteve no mercado à venda por cerca de 400 euros.

3 — World Wide Telescope

O World Wide Telescope é um projeto da Microsoft que mostra imagens fantásticas do espaço captadas através de telescópios, como o Hubble. A tecnologia cria um telescópio virtual que permite ver com detalhes planetas e constelações.

4 — Microsoft Baseline Security Analyzer

Microsoft Baseline Security Analyzer (MBSA) é uma ferramenta pronta a usar projetada para os profissionais de tecnologias de informação que ajuda as pequenas e médias empresas e instituições, como escolas, a determinar o seu estado de segurança de acordo com as recomendações de segurança da Microsoft, aconselhando as medidas a tomar.

5 — Insomnia

O Insomnia é um aplicativo simples, chamado SetThreadExecutionState que tem como função desativar o modo dormir durante o tempo que ele está a correr. (Note que o ecran ainda pode desligar-se durante este tempo -. É apenas o sono para o computador que está bloqueado). Fechar a janela Insomnia imediatamente restaura qualquer modo de suspensão que estava em vigor antes de ser executado. Não poderia ser mais fácil.!
Esta aplicação deve ser usada quando o computador está ocupado a fazer algo de relevante, por exemplo, quando está a carregar um ficheiro muito grande, a re-codificar uma colecção de música, ou a fazer backup do disco rígido, tarefas por vezes demoradas que não necessitam da nossa presença mas que, no modo normal, tendo activadas as funções de poupança de energia, desligariam o computador e não permitiriam a execução das funções pedidas.

Marcado como: